segunda-feira, 30 de junho de 2008

Site exemplos

Sinto pena de muitos dos profissionais de hoje. Engenheiros, médicos, enfermeiros, professores, físicos, químicos e biólogos. Por mais que estes tenham se formado em uma excelente universidade e que possuam um grande conhecimento acerca da área em que trabalham, por demais vezes não têm sequer o conhecimento básico de sua língua-mãe. Fiz uma prova, dia desses, de uma matéria denominada Análise Instrumental, cujos princípios sobre ela são desnecessários eu aqui explicar. Durante a leitura da prova, ia notando inúmeros erros que tornavam várias questões ambíguas. Outras faziam uso de pontuação e gramática totalmente incorretas, como por exemplo: “Explique porquê da sua resposta?”. Só aí já existem dois erros: a maneira de se escrever o “por que” e o uso do ponto de interrogação no final da frase.

Sem dúvidas, o erro mais grave cometido por este professor nesta prova foi substituir a letra C por um S, quando solicitou exemplificação da resolução de uma das questões: “Site exemplos.”. O erro, cometido mais comumente entre crianças recém-alfabetizadas, que ainda trocam CH pelo X, vindo de um pós-graduado numa das melhores faculdades estaduais do país, é motivo para uma intensa reflexão: que profissionais são formados em nosso país? Que professores são estes que passam informação de maneira errada aos futuros profissionais? De que adianta uma formação e extenso conhecimento numa área exata ou qualquer que seja, sem que haja uma mínima noção da maneira culta e adequada de se escrever e falar a própria língua nativa? Nenhum conhecimento e informação são bem transmitidos aos demais dessa forma.

Não me sinto o Machado de Assis do século atual. Apenas critico a ignorância e sua persistência nela de alguns profissionais em relação à língua portuguesa e seu uso correto, essencial para qualquer área do conhecimento e até mesmo comunicação diária.

2 comentários:

Leonardo disse...

A situação é realmente triste.
Pessoas têm dúvidas em relação à grafia correta e não se esforçam nem um pouco para saná-las.

Façamos nossa parte, e torçamos para que o povo se interesse um pouco mais por sua cultura natural.

- Mariana Merchiol - disse...

Infelizmente, são poucas as pessoas no MUNDO que se interessam em escrever corretamente. Precisamos saber para ter um emprego melhor, para passar no vestibular etc. No entanto, será que o diretor da faculdade ou o chefe da empresa, sabem escrever melhor que você? Ou será que ele está lá só por herança da família? Pensar....rs.
O que falta no mundo é a sede de "saber". O saber só porque é legal saber. Saber por saber.