terça-feira, 5 de agosto de 2008

Retrato de uma sociedade diferente

Publicarei hoje um mero texto escrito por mim, há um tempo atrás. Ele apenas ilustrava o perfil do meu "Orkut", com algumas idéias pessoais sobre o nosso mundo e sociedade virtuais. Aí vai ele:

"É tão interessante navegar por este Orkut... Quando você menos espera, vê que até a pessoa que você nunca imaginava possui um perfil. É impressionante ver a facilidade de comunicação que esse sistema gera e, que ao mesmo tempo, parece se tornar um afastamento entre as pessoas, devido à exclusiva comunicação virtual. Demasiadas ocasiões, quando você observa a relação entre certas pessoas, através de depoimentos e recados, nota-se uma intimidade excessiva, a qual muitas vezes inexiste na vida fora do mundo dos computadores. O amor parece que existe entre qualquer um, entre todo mundo. Todo mundo ama a todos. E todo mundo é amado por todos. O amor nota-se que se torna algo fácil de surgir, por um breve contato ou curta relação. Além disso, todo mundo parece ser melhor do que todo mundo. Ninguém é feio. Ninguém é falso. Ninguém é mentiroso. Todo mundo é popular. Todo mundo é requisitado para ser adicionado, e não adicionam sem scrap.Também algo bastante triste é a deturpação excessiva da linguagem, sendo que as vezes uma ou duas letras significam uma palavra, fazendo com que frases inteiras sejam compostas por algumas pouquíssimas letras. Tudo bem que facilita bastante a comunicação, mas muitas vezes acarreta esquecimento da forma adequada, caindo no esquecimento quando a norma culta é solicitada em um momento importante. Daí não tem mais volta.Não consigo mais entender se a tecnologia realmente melhorou o mundo. Às vezes creio que não. Talvez tenha ajudado muito, entretanto, pôde ter causado um dano social irreversível, jamais existido há apenas alguns anos atrás."

2 comentários:

Leonardo disse...

O que posso dizer sobre o assunto?

Já pensei tanto nisso também... as pessoas são realmente estranhas. Cada uma tem suas características, e isso acontece desde que o mundo é mundo.

Concordo com o fato de que a situação global piora a cada ano. Mas se o homem prefere assim...

- Mariana Merchiol - disse...

O orkut foi uma coisa muito legal que inventaram...só que como a arma de fogo, foi usada para o mal por alguns. O orkut, no meu ponto de vista, deveria servir como ferramenta de ajuda para manter amigos, para trocar informações com outras pessoas sobre assuntos em comum e quem sabe assim, fazer contatos interessantes. Graças ao orkut, mantive minha amizade com um super-amigo que considero muito. Se não existisse internet, nunca mais o veria. Graças ao orkut, tirei diversas dúvidas sobre diversos assuntos de meu interesse. Sim! Existem pessoas boas, cultas e inteligentes no orkut! =)

Claro que também há o lado ruim como pornografia, falsidade...mas cabe a nós decidir o que fazer com o que nos é dado!